Matriz energetica Gas natural
PESQUISA SOBRE GÁS NATURAL E SUA INFLUÊNCIA NA MATRIZ ENERGETICA BRASILEIRA
Trabalho apresentado como exigência (parcial) para atribuição da Av1, na Disciplina de Contextos Econômicos do 5º semestre do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Orientador: Prof.º Célio dos Santos Vieira
São Paulo, Março de 2014 sumáriO Introdução Pág. 03
Vantagens na utilização do gás Natural Pág. 04
Investimento Pág. 04
Porcentagem na Matriz Econômica Pág.06
O Cenário Atual de Oferta e Demanda no Brasil Pág.07
Considerações Finais Pág.08
Referências Bibliográficas Pág.09
Introdução
Apesar de já existir na natureza há milhões de anos, o homem só começou a utilizar o gás natural cerca de mil anos antes de Cristo. O primeiro uso registrado se deu na China, onde o gás era distribuído através de um sistema de bambus e utilizado principalmente na iluminação.
O gás é incolor e inodoro em seu estado natural e de todos os combustíveis utilizados atualmente, o gás natural é um dos menos poluentes e dispensa equipamento de filtragem dos gases combustíveis. Sua densidade relativa é igual a 0,6. Isso significa que ele é mais leve que o ar e, em caso de vazamento, sobe para a atmosfera rapidamente, garantindo maior segurança.
Calcula-se que a reserva mundial de gás natural hoje seja de cerca de 150 trilhões de metros cúbicos. O gás natural é a fonte de energia que apresenta o maior crescimento nos últimos anos. Segundo a ANEEL (Agência Nacional Energia Elétrica), encontra-se em operação no Brasil 11.000 MW de plantas de geração de energia elétrica a gás natural.
Nesta pesquisa você verá qual a influência que o gás natural tem sobre a matriz energética brasileira e sua relação no contexto econômico brasileiro.
Vantagens na utilização do gás Natural
O gás natural é um combustível renovável, sua utilização é