Matriz de priorização
No dia a dia das empresas há muito o que se fazer e sempre surge a duvida de por onde começar, e para isso há ferramentas que auxiliam na priorização das tarefas, a seguir conheceremos um pouco sobre duas delas, a G.U.T. e a Matriz de Priorização. A GUT é uma ferramenta usada para definir prioridades dadas diversas alternativas de ação, e é útil para o planejamento de atividades que devem ser realizadas num determinado período. A Matriz de Priorização é uma ferramenta de gestão muito utilizada para priorizar alternativas ou fazer escolhas com critério mais rigoroso do que as demais ferramentas.
Matriz G.U.T.
Segundo MEIRELES (2001) GUT é uma ferramenta usada para definir prioridades dadas diversas alternativas de ação. Esta ferramenta responde racionalmente às questões: O que devemos fazer primeiro? Por onde devemos começar? Para responder a tais questões a ferramenta GUT leva em consideração a Gravidade, a Urgência e a Tendência do fenômeno. Por GRAVIDADE devemos considerar a intensidade, profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele. Por URGÊNCIA devemos considerar o tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema. Por TENDÊNCIA devemos considerar o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação. O objetivo desta ferramenta é ordenar a importância das ações, pela sua GRAVIDADE, pela sua URGÊNCIA e pela sua TENDÊNCIA de forma a, racionalmente, escolher a tomada de ação menos prejudicial. Sabemos que o tempo é um recurso escasso e que há inúmeras atividades a executar. Quais atividades se deve executar primeiro? Por quê? Esta é a resposta que a ferramenta dá. Usar a ferramenta GUT obriga a considerar cada problema sob o tríplice foco da sua gravidade, da sua urgência e da sua tendência.
GRAVIDADE: consideramos a intensidade ou profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele. Tais danos podem ser avaliados quantitativa ou