Matriz de atividade individual
Módulo: Módulo 3
Título: Os caminhos de lidar com distâncias e diferenças entre organizações de diferentes regiões e culturas, um "problema" muito comum nos dias de hoje.
Aluno: Anderson Sartori Bueno
Disciplina: Gestão de projetos
Turma: Turma 07 - Outubro 2012
Introdução
Devido ao grande número de mudanças econômicas, sociais e tecnológicas que ocorrem cada vez mais rápido vimos crescer em muito as aquisições, fusões e comércio entre empresas no mundo todo.
Com base em dados da empresa de pesquisas Dealogic, Berman informou que, de 2000 até agora foram assinados, em todo o mundo, 316.657 acordos de compra ou fusão de empresas – o que dá uma média de 87 por dia. Esses negócios foram avaliados em um total de US$ 25,2 trilhões, o que equivale à metade do produto interno bruto anual mundial. ( KUPFER, 2009)
Reduzir os custos é algo buscado por todas as empresas. Internacionalizar-se pode significar exatamente isso. “Eventuais barreiras alfandegárias elevadas e outras formas de protecionismo [...] e um custo de fator de trabalho significamente menor.” (ABRANTES, [200-]). Além, superar barreiras alfandegárias (como já citado) e não-tarifárias às exportações, mediante a produção in loco.
A internacionalização, neste caso dos mercados e das empresas que neles pretendem actuar, significa a atuação em diferentes nações conduzindo movimentos de factores de produção como transferências de capital, desenvolvendo projectos em cooperação com parceiros estrangeiros ou simplesmente comercializando os seus produtos em noutros países. A internacionalização, no sentido macroeconômico, tem a ver com o conjunto dos fluxos de trocas de matérias-primas, produtos acabados e semiacabados serviços, dinheiro, idéias e pessoas, efectuadas entre dois Estados-Nação.(ABRANTES, [200-])
Ainda não podemos esquecer o lado humano envolvido nisso tudo seja pelos consumidores destas empresas seja pelos