Matriz com criptografia
1. CRIPTOGRAFIA
Sógenes Geraldo P. da Silva sogenes.ba@gmail.com 2. CRIPTOGRAFIA
Em grego, cryptos significa secreto, oculto. A criptografia estuda os métodos para codificar uma mensagem de modo que só seu destinatário legítimo consiga interpretá-la. É a arte dos “códigos secretos”.
3. O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A Criptografia é a ciência que estuda as formas de se escrever uma mensagem em código. Trata-se de um conjunto de técnicas que permitem tornar incompreensível uma mensagem originalmente escrita com clareza, de forma a permitir que apenas o destinatário a decifre e compreenda (Cavalcante, 2004).
4. CIFRAS
Cifrar é o procedimento de criptografare decriptografar, que são obtidos através de um algoritmo de criptografia.
5. TIPOSDE CIFRAS
Cifras de substituições; São as que substituem cada letra ou grupo de letras do alfabeto por outra letra ou grupo de letras.
Cifras de Hill; São baseada em transformação matriciais.
6. EXEMPLOS DE CIFRAS
Exemplo de cifras de substituições:
A cifra de substituição foi usada, por exemplo, pelo ditador romano Júlio César para comunicar-se com as legiões romanas em combate pela Europa. Este parece ser o primeiro exemplo de um código secreto de que se tem notícia.
A cifra de César considera as 26 letras do alfabeto inglês. Neste método cada letra se desloca 3 vezes.
7. PROCEDIMENTO
Neste método cada letra se desloca 3 vezes.
Exemplo:
8. EXEMPLOS DE CIFRAS
Exemplo cifras de Hill:
Método que se utiliza da Álgebra Linear para codificar e decodificar uma mensagem através da multiplicação de matrizes. Foi inventada por Lester S. Hill em 1929.
Uma mensagem codificada com uma matriz é chamada de "N-Cifra de Hill". Logo, uma mensagem codificada com uma matriz 2x2 é chamada "2-Cifra de Hill".
9. PROCEDIMENTO
Primeiro converte-se as letras em números, depois se agrupa os números n a n e multiplicam-se cada grupo por uma matriz quadrada de ordem inversível (ou seja, determinante ≠ 0). Os números resultantes