Matriz Atividade Individual Juros Simples E Compostos
Módulo: 2
Atividade: Juros Simples e Compostos
Título: Formas para calcular o Juros– Simples e Compostos
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós 43N
Introdução
Duas Formas de se calcular o juros de um empréstimo – Juros com Capitalização Simples e Juros com capitalização Compostas.
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
Justificativa
O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência)
Desenvolvimento
Juros simples
No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. A fórmula de juros simples pode ser escrita da seguinte maneira: Exemplo numérico
Uma pessoa toma emprestado $100 ( ) para pagar em 2 meses ( ) com taxa de juros de 10% ao mês ( ), calculados conforme o regime de juros simples.
Depois de 2 meses essa pessoa irá pagar $120, conforme a fórmula: Juros compostos
No regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Nesse caso, o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. A fórmula de juros compostos pode ser escrita da seguinte maneira: Exemplo numérico
Uma pessoa toma emprestado R$100 ( ) para pagar em 2 meses ( ) com taxa de juros de 10% ao mês ( ), calculados conforme o regime de juros compostos.
Depois de 2 meses essa pessoa irá pagar