Matrises do Brasil
O trabalho a seguir irá abordar sobre a Região Sudeste do Brasil, que é composta pelos estados: Rio de Janeiro (capital: Rio de Janeiro), Espírito Santo (capital: Vitória), São Paulo (capital: São Paulo), e Minas Gerais (capital: Belo Horizonte) e tem a maior população do Brasil.
Abordando também sobre as Danças, Músicas, Vestimentas, Lendas, Mitos, Comida Típica, Vegetação, Clima, Paisagem, Festas, Regiões Hidrográficas, Religião, Ritos, Economia, Relevo e Contexto Histórico.
A localização do sudeste faz divisa com a região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico ao leste, ao sul com a região Sul, e a oeste com a região Centro-Oeste.
Contexto Histórico
A história da região Sudeste do Brasil (formada por São Paulo , Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) tem início com a fundação da vila de São Vicente por Martim Afonso de Sousa. A partir do século XVII, na região de São Paulo, iniciou-se o fenômeno das bandeiras, que eram expedições pelo interior do Brasil à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados. No final do século, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região de Minas Gerais, dando início ao ciclo do ouro.
Com a mineração, as atenções da coroa portuguesa voltaram-se para a região Sudeste, tendo em vista que as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste estavam em plena decadência. Ocorreu um grande movimento de pessoas para a região das Minas, e a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763. No final do século XVIII a exploração do ouro entrou em decadência.
Ouro Preto, cidade histórica mineira do século XVIII
Em 1808, fugindo da invasão napoleônica, a Família Real Portuguesa instalou-se no Rio de Janeiro. A época foi marcada por diversas mudanças econômicas na região, com a abertura dos portos para as nações amigas no mesmo ano e a elevação do Brasil à Reino Unido de Portugal e Algarve em 1816. Com a Independência do