Mato Grosso
Processos de fragmentações e divisões do território matogrossense
Barra do Garças – MT
Maio de 2015
Participantes do grupo
Loalys Queiroz
Victor Braga
Inara
Introdução
Através deste trabalho iremos falar sobre o processo de fragmentação e das divisões de mato grosso até a formação atual de seu território desde o tempo colonial até os tempos de hoje.
Formação de Mato Grosso
Após a assinatura do tratado de Madri a região de mato grosso era subordinada a capitania de São Paulo , a partir das bandeiras(expedições para a exploração do território brasileiro) e a descoberta de ouro em Cuiabá foi criado a capitania de Mato
Grosso, através da carta Régia de 9 de maio de 1748, e sua primeira capital foi Vila Bela.
Por volta de 1819 a sede do Governo mudou de Vila Bela para Cuiabá pois tinha melhores condições de vida(saneamento...), e era mais urbanizada. Isso causou grande impacto e discórdia entre a população, que junto a igreja conseguiu depor o Governador, e a capitania de Mato Grosso passou a ser somente um governo comandado por D. Pedro
I.
Com a guerra do Paraguai, ouve a invasão do sul do Mato Grosso onde se resultou na vitória brasileira, e isso fez com que o Mato grosso tivesse a sua província configurada de vez.
A economia em crise no final do século XIX, começaram desenvolver novos modos de economia como a produção de borracha, além das usinas de açúcar , enquanto na parte sul predominou a criação de gado e do cultivo da erva-mate.
Divisão do Estado de Mato
Grosso
Para chegar até a Divisão do Estado de
Mato Grosso foi um processo bem demorado que incluiu aspectos socioeconômicos, políticos e culturais.
Enquanto a parte Sul do Estado tentava a divisão, a parte Norte discordava e tentava impedir as ações sulistas. O processo de ocupação e consolidação territorial tanto na parte sul quanto na parte norte evidenciou diferenças e semelhanças que fortificou mais a divisão estadual.
Os