MATISSE
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
Giovane Maia de Souza
PROF. WILLIAN ABREU
VISITA À CONSTRUÇÃO DO CONDOMÍNIO MATISSE
Rio Branco
INTRODUÇÃO
A visita ao Matisse, foi de suma importância. Em visita a edificação, em fase de construção, e supervisionada pelo Professor Willian Abreu, foi possível ter o conhecimento de como se segue a execução de uma obra e como são realizados os procedimentos e normas regulamentadoras, além do gerenciamento e andamento da execução da obra.
Uma parte do ferro vem de Cuiabá e a outra de PVH, toda essa ferragem já é comprada nas dimensões do projeto, ele já vem todo dobrado. Eles estão construindo numa média de 3 lajes por mês, o que significa q está sendo uma construção rápida em vista de outras que vimos em visitas anteriores.
OBJETIVO
Aprimorar o conhecimento nos processos construtivos de um edifício; os diversos projetos que compõem o empreendimento citado a cima e a maneira como esta sendo executada essa construção.
METODOLOGIA
Os procedimentos utilizados na visita basearam-se em visita in-loco, e teve como objetivo constatar a situação da construção que vem sendo implantadas naquela área.
CARACTERÍSTICAS DA OBRA VISITADA
Canteiros de Obra
A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. Apesar de existência da NR (Norma Regulamentadora) 18, elaborada em conjunto por construtoras, trabalhadores e governo, estabelecer diretrizes e exigências diversas, essas regras ainda são pouco adotadas. As principais etapas são: Planejamento do canteiro, água a disposição, preparação da execução, espaços adequados e seguros, transporte interno, instalações elétricas e tapumes. Em um canteiro de obras tudo deve estar nos seu devido lugar, para facilitar assim no desenvolvimento da obra.
I edifício contará com 2 vagas por apartamento, e terá 88 vagas de