Mathias Klotz
Casa Reutter
Casa 11 Mulheres
Casa Thecnos
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/mathias_klotz_casas_album.htm
O projeto de uma residência é, na maioria das vezes, o primeiro da vida profissional de um arquiteto. Na casa é possível experimentar, criar, lidar com o anseio do cliente, com seu desejo e seus sonhos -e, ao mesmo tempo, com os próprios desejos e sonhos de um profissional recém-formado.
Veja também
Casa do arquiteto
Projetos de arquitetura
O primeiro projeto do arquiteto chileno Mathias Klotz foi uma casa: a casa Klotz (1991), na costa chilena. O revestimento de madeira pintado de um branco desbotado toma as cores da paisagem, fazendo com que a edificação torne-se parte dela, apesar de sua volumetria forte e retangular.
Já nesta primeira obra, notam-se três características importantes que irão acompanhar a carreira do arquiteto: a forma retangular da caixa, a construção elevada do solo (como se, em algum momento, ela pudesse ser retirada dali para se refazer a paisagem original) e o aproveitamento da paisagem natural como parte integrante do projeto.
Terrenos complicados em paisagens maravilhosas
Desde esta casa da praia, Mathias Klotz se mostrou mestre em oferecer soluções exatas para situações adversas, como um terreno em declive no qual parece impossível construir ou uma edificação de 486 m² e seis quartos, e ainda dar a todos os cômodos vista para o mar: essa é uma breve descrição da casa 11 Mujeres, também na costa chilena, projetada para um casal com 11 filhas.
Klotz acumula mais de 20 casas em seu currículo, muitas delas com prêmios internacionais, como a casa Reutter (1998), implantada de frente para o Pacífico, um projeto finalista do prêmio Mies van der Rohe para a América Latina, um dos mais respeitáveis do mundo.
As casas que projeta não são, em sua maioria, grandes mansões. São espaços simples, com