Math
1-Introdução: A importância da matemática para a contabilidade, e, Razão e Proporção em nosso dia-a-dia.
2-Resumo: A Contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos (por si, a própria matemática), na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, etc. Razão e Proporção no dia-a-dia, como?
Razão é a divisão ou relação entre duas grandezas, exemplo:
1. Na classe de Contabilidade de 2012, o número de meninas é igual a 15 e o número de meninos é igual a 20. Determine:
a) a razão entre o número de meninas e o número de meninas. Temos 15 meninas para 20 meninos, então: 15/20 que simplificado fica 3/4. Concluí-se, assim, que para cada 3 meninas existem 4 meninos.
Proporção é igualdade entre razões, exemplo:
1. A idade de Pedro está para a idade de Pietro, assim como 5 está para 6. Quantos anos têm Pedro e Pietro sabendo-se que as duas idades somadas totalizam 55 anos?
Identifiquemos a idade de Pedro por a e a idade de Pietro por b. A partir do enunciado, temos que a está para b, assim como 5 está para 6. Assim, temos:
[pic]
Sabemos que a soma a e b resulta em 55, assim como 5 mais 6 resulta em 11. Substituindo estes valores na proporção temos: Para calcularmos o valor de a temos: [pic] Portanto: Pedro tem 25 anos e Pietro tem 30 anos.
Utilizamos esses conteúdos (razão e proporção), mesmo sem saber, diariamente. Por exemplo: Outro exemplo na utilização de Razão e Proporção é na cozinha.
Observe os ingredientes necessários para fazer 30 porções de pão de queijo: Ingredientes: 500g de polvilho azedo; 1 copo americano de água (cerca de 150ml); 1 copo americano de leite; 1 copo americano de óleo; 2 ovos; 100g de parmesão ralado; Sal a gosto. Se ao invés de 30 porções você desejasse fazer 90 porções então deveria calcular a Razão entre a porção desejada