Mateus Silva Sousa 5 H
Índice:
Introdução pag.2
Ambiente pag.2
Habitat pag.2
Distinção pag.2
Forma pag2/3
Simetria pag.3
Revestimento pag.3
Locomoção pag.3
Alimentação pag.4
Reprodução pag.4
Fatores do meio pag.5/6
Curiosidades pag.5/6
Bibliografia pag.6
Introdução: A Chita, também conhecida como guepardo, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, é um animal da família dos felídeos, ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do género Acinonyx.
Ambiente:
O ambiente da chita é Terrestre.
Habitat:
A chita originalmente distribui-se pelas Savanas áridas, e em regiões desérticas de toda a África e na Ásia desde a Arábica até à Índia, onde foi extinta nos últimos anos. Atualmente a sua presença restringe-se a rara zona da África Oriental, um pequeno núcleo a norte do mesmo continente e talvez ainda um outro na Ásia.
Distinção:
A Chita é um animal vertebrado pois tem um esqueleto próprio.
Forma:
O corpo da chita é esbelto, musculoso e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdómen retraído, uma coluna extremamente flexível além de pernas longas; adaptações para a corrida em alta velocidade. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas com uma mancha preta na parte de trás, um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm.
Simetria:
A simetria é bilateral uma vez que o equilíbrio entre o lado esquerdo e o direito ajudam a correr rápido.
Revestimento:
O corpo da chita tem o pelo amarelo cor de ferro, com pontos negros no corpo e isso ajuda na camuflagem na grama e a cauda comprida e anelada o comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 66 e 84