materila quimico
A pompete permite aspirar o líquido até ao volume pretendido sem que haja a necessidade de se levar a pipeta à boca.
Nunca se deve pipetar acima do nível pretendido pois se entrar líquido para a pompete esta pode ficar completamenteinutilizada uma vez que se o líquido for corrosivo a destrói completamente, além do facto de ir contaminar as próximassoluções pipetadas.
Pipeta volumétrica
Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona centralmais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos.
As pipetas volumétricas podem apresentar um só traço superior (pipeta volumétrica de um só traço) ou dois traços - umsuperior e outro inferior (pipeta de dois traços ou diferencial). As capacidades mais frequentes são 5, 10, 20, 25, e 50ml.
Balão volumetrico
O balão volumétrico, é um recipiente com forma de pera, de fundo plano e com um gargalo retilíneo, comprido, estreito e comtampa, no qual está gravado uma marca transversal que indica o volume exato do recipiente a 20o C.
O balão volumétrico é usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, comotodo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior.
Os balões volumétricos são de vidro e as capacidades mais frequentes são as de 50, 100, 250, 500 e 1000 ml.
Funil O funil é utilizado para filtrações. Para filtrações mais delicadas, emprega-se o funil analítico, que tem diâmetro pequeno e haste maior. Às vezes, o analítico apresenta internamente estrias no cone e na haste.
Copos de percipitação
Copos de percipitacaosão para diversos usos em laboratórios, incluindo soluções ácidas, temperatura máxima de uso é de 80 graus centígrados.
Vidros de relogio