Materias e Composição Química
A areia é formada, principalmente pôr quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações, também variadas. Quase todos minerais de grande resistência física e estabilidade química.
Dentre as classificações pôr composição química. Nesse trabalho será citado, apenas a areia monazítica e areia ilmenítica.
• Areia monazítica > rica em monazita, minério constituída pôr fosfatos de metais do grupo do cério, e de tório, principalmente do isótopo 232. Suas principais jazidas encontram-se no Estado do Espírito Santo. É constituída de grãos amarelos, marrons ou avermelhados.
• Areia Ilmenítica > Rica em cristais de ilmenita, fazem parte de sua composição minerais como rutílio, monazita, zircão. Suas principais jazidas estão localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, e em toda a extensão litorânea do Espírito Santo.
A areia é classificada como solo sedimentar (ou alotóctone), isto é, que são transportados. Quando o transporte se dá pela água recebe o nome de aluvionares, quando o meio transportador é a gravidade, dá se o nome coluvionares, e designados por eólicos quando são transportados pelo vento.
Quanto a sua composição química a areia é classificada como silicato, já que é constituída de quartzo, feldspato e mica.
Os feldspatos são silicatos duplos de alumínio e de um outro metal alcalino ou alcalino terroso.
As micas são ortossilicatos de alumínio, magnésio, potássio, sódio ou lítio e em menor proporção de manganês e cromo. As mais importantes são a muscovita, chamada mica branca, e a biotita a mica preta.
O quartzo, é sem dúvida, o mais importante dos silicatos, constitui-se basicamente de SiO2, tem alta estabilidade química.
A areia pela estrutura é classifica como sendo de estrutura granular simples, nas quais as partículas se apoiam umas sobre as