Materias polimericos
De acordo com a sua estrutura e sistema de ligação podem distinguir-se dois grandes grupos de polímeros: termoendurecíveis e termoplásticos.
Os termoendurecíveis são aqueles que no processo de fabrico solidificam numa massa formando um corpo sólido e estável que não poderá voltar a amolecer. Estes polímeros não podem, portanto, ser novamente transformados.
A obtenção dos polímeros termoendurecíveis tem lugar, na maioria dos casos através de reacções diferentes, segundo o tipo de resina, sob a acção conjunta de catalisadores, produtos endurecedores, aceleradores e transmissores de calor. A resina ou base é a substância predominante e a que confere ao polímero as suas propriedades fundamentais.
Por vezes adicionam-se à resina produtos chamados cargas com o Objectivo de modificar determinadas propriedades. Ainda se podem juntar corantes, estabilizadores, diluentes e lubrificantes.
Os termoplásticos quando sujeitos a temperaturas superiores ao ponto de amolecimento respectivo, podem moldar-se plasticamente, voltando ao estado sólido quando arrefecidos.
Teoricamente os polímeros termoplásticos são recuperáveis indefinidamente, já que se pode repetir o processo quantas vezes se quiser, uma vez que os contínuos aquecimentos nunca lhe farão perder a plasticidade; contudo o envelhecimento dos mesmos afecta a sua estabilidade, impondo um limite a uma repetida transformação.
Do ponto de vista do comportamento elástico, podemos dividir os polímeros em dois grupos, plásticos e elastómeros.
Os plásticos são extremamente deformáveis. Quando se aplica uma carga, estes materiais