materias para construçao
PUC-MG
Núcleo Universitário Contagem
Engenharia Mecânica 4º período
Ensaio de Tração
Laboratório de Materiais de Construção Mecânica
Ubirajara Domingos de Castro
Demetrio Gonçalves Ferreira
Marcos
Contagem
2014
sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. Propriedades avaliadas no ensaio de tração: 5
3. MATERIAIS E METODOLOGIA 5
3.1 Materiais: 5
3.2 Equipamento: 5
3.3 Metodologia: 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
5. Gráficos: 7
5.1 Influencia dos tratamentos na tração 8
6. CONCLUSÃO 9
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Como sabemos, as propriedades mecânicas constituem uma das características mais importantes dos metais em suas várias aplicações na engenharia, visto que o projeto e a fabricação de produtos se baseiam principalmente no comportamento destas propriedades.
A determinação das propriedades mecânicas dos materiais é obtida por meio de ensaios mecânicos, realizados no próprio produto ou em corpos de prova de dimensões e formas especificadas, segundo procedimentos padronizados por normas brasileiras e estrangeiras.
O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio. No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompe.
As deformações ocorridas no material podem ser notadas de forma uniforme ao longo do comprimento útil até que seja atingida a carga máxima. Esta uniformidade de deformação permite obter valores característicos da curva tensão-deformação convencional diretamente pelo registro gráfico do ensaio. Este, geralmente, é feito à baixa velocidade de aplicação de carga, sendo classificado como um