materias de construção
Bianca Bartel; Jordan Nunes; Renato; Thayná Oliveira.
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
Engenharia Civil – Turma 2° fase – Disciplina de Materiais de Construção II
1 INTRODUÇÃO
A realização do experimento tem como objetivo determinar a composição granulométrica do agregado segundo a norma NBR NM 248. A experiência determina o diâmetro máximo do agregado miúdo, o modulo de finura e a curva granulométrica.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Segundo (Ribeiro,Carmen Couto.2013) os agregados podem ser classificados quanto à sua composição granulométrica,que é a expressão das proporções dos grãos de diferentes tamanhos . A composição granulométrica é obtida através da separação dos grãos por faixas granulométrica, de acordo com a série de peneiras da ABNT, assim é definida a dimensão máxima característica e o módulo de finura.
A caracterização da dimensão máxima é a grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura de malha quadrada em mm,à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou menor q 5%.Quanto maior a dimensão máxima do agregado,menor será a área superficial por unidade de volume.
O módulo de finura é a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa nas peneiras da série normal dividida por 100.
M.F.= ∑ % RETIDA ACUMULADA – FUNDO e # INTERMEDIÁRIAS 100
CLASSIFICAÇÃO DOS AGREGADOS MIÚDOS
• muito finas – MF < 2,40; • médias – 2,40 < ou igual MF < 3,30; • grossas – 2,30 < ou igual MF < 3,9
Muito grosso- MF > ou igual 3,90
O resultado de uma análise granulométrica pode ser interpretado muito mais facilmente quando representado graficamente. Com a curva granulométrica é possível ver, se é muito grossa ou muito fina, ou deficiente em um determinado tamanho.
3