Materialismo e psicologia
1-Qual a relação do Materialismo Dialético com a Psicologia? R=A dialética forneceu a psicologia sua estabilidade e seu significado, o que libertou de ter de optar entre o Materialismo elementar ou o Idealismo. Com o auxilio da dialética a psicologia pode ser simultaneamente uma ciência natural e uma ciência humana, abolindo a divisão entre a consciência e as coisas que o espiritualismo buscou impor ao universo. A dialética marxista permitiu a psicologia compreender o organismo e seu ambiente em interação constante e foi na dialética que a psicologia encontrou ferramentas para explicar os conflitos nos quais o individualismo tem que evoluir seu comportamento e desenvolver sua personalidade.
2-O que propõe o Materialismo na Psicologia? R=O Materialismo é a concepção filosófica que trata o ser, a realidade material, como o elemento que determina o nosso pensamento, as nossas ideias e a nossa vida. Para o materialista, as respostas para os fenômenos físicos e sociais estão contidas nesses mesmos fenômenos. As ideias e concepções que a nossa mente projeta sobre o mundo estão determinadas pela existência não do pensamento, mas pela existência material dos objetos à nossa volta, e estes incidem sobre nós quando nos relacionamos com eles.
3-Explique a importância do materialismo cientifico sobre a Psicologia? R= O materialismo cientifico foi muito importante na história da psicologia, os fenômenos psicológicos adquiriram status científicos, fortalecendo assim a ciência da psicologia. O materialismo cientifica também esteve com Wundt, buscando a relação entre os fenômenos psíquicos e fisiológicos, entre a mente e o corpo. Os processos mentais e os processos corporais e fisiológicos decorrem paralelamente, sem interferência mútua. Foi um empirista, em oposição ao nativismo. Acreditava que a vida mental era fruto da experiência e não de ideias inatas e que os fenômenos mentais do presente