Materialismo FIlosofico
Materialismo
O materialismo é o oposto do idealismo. Se o idealismo originou-se das formas mais primitiva do conhecimento, que tenta explica as coisas sem nenhuma base cientifica ajudado pela ignorância vivida pelos homens durante os séculos.
O materialismo surge da luta do conhecimento cientifico contra as formas primitivas e o desvirtuamento da verdade pelos grupos dominantes. É por isso que o materialismo foi tão combatido. É por conta disse que o materialismo dialético ficou pouco conhecido.
Na antiguidade alguns filósofos conhecido como pré-socráticos tentaram encontra resposta da origem e essência do mundo, naquele período ciências esta atrelada a filosofia. Eles passaram a ver, na materialidade do mundo, o sentido para a compreensão da suas ideias e sua natureza.
A matéria seria a realidade exterior independente do nosso entendimento e que não necessita deste pra existir. Segundo Lênin, em Materialismo e Empiriocritismo, “a noção de matéria exprime apenas a realidade objetiva que nos é dada na sensação”. Como ela se manifesta? Matéria existe no espaço e em um dado momento no tempo e, por sua vez, está em movimento.
O materialismo trata o ser, a realidade material, como o elemento que determina o nosso pensamento, as nossas ideias e vida. Para eles fenômenos físicos e sociais, estão nesses fenômenos.
A diferença ente o Materialismo e Idealismo, é que a origem do homem foi por causa da criação divina. E já para os materialistas está contida na teoria do evolucionismo de Charles Darwin.
No século XVIII, começou o materialismo mecanicista que era determinado pela logica da mecânica que na época era a coisa mais tecnológica. Esse novo tipo de materialismo considerava as leis da mecânica como base para se compreender a natureza e as leis sociais.
Os mecanicistas ignoravam a história e o desenvolvimento do homem e da natureza que eles estariam sujeito a um movimento de causa e efeito