Material Referencias Bibliograficas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ABNT 6023)
Referência é a representação dos documentos efetivamente citados no trabalho.
Objetiva permitir a identificação correta da publicação;
Facilitar ao leitor o acesso a estas informações;
Credenciar o trabalho científico;
Uniformizar a apresentação de publicações mencionadas num determinado trabalho.
TEXTO COM CITAÇÕES E REFERÊNCIA
O Ministério da Saúde (BRASIL, 1997) preconiza a internação domiciliar como uma diretriz para a equipe básica de saúde, destacando que a mesma não substitui a internação hospitalar e que deve ser sempre utilizada no intuito de humanizar e garantir maior conforto à população.
Referência bibliográfica
BRASIL. Portaria n° 1892, de 18 de dezembro de 1997. Dispõe sobre a internação domiciliar no SUS e dá outras providências. Brasília (DF): Diário Oficial da República Federativa do Brasil; 22 dez 1997.
Mendes (1996, p. 9) afirma que "é necessário ir construindo, na prática social, os papéis do novo hospital, que tendem a limitar-se aos cuidados agudos e intensivos e à atenção ambulatorial de maior densidade tecnológica". Assim, para que haja mudanças na qualidade da prestação de serviços, fazem-se necessárias novas formas de atuação e novos espaços e processos de trabalho.
Referência bibliográfica
MENDES, E.V. Uma agenda para a saúde. São Paulo: Hucitec, 1996.
ESTRUTURA DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - LIVRO:
- AUTOR. Título do livro. Edição. Cidade: Editora, Ano.
Exemplo:
MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
2 - PARTE DE LIVRO (CAPÍTULO):
- AUTOR da parte. Título da parte. In: AUTOR do Livro (Org.). Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Cidade: Editora, Ano. página inicial-final da parte.
Exemplos:
CAMPOS, G.W.S. Paidéia e modelo de atenção: um ensaio sobre a reformulação do modo de produzir saúde. In: CAMPOS, G.W.S. (Org). Saúde paidéia. São Paulo: Hucitec, 2003. p.