MATERIAL DIDÁTICO
Pesquisar é uma forma de encontrar respostas para diversas perguntas. Existem diversas formas para se encontrar essas respostas, tais como: investigar, indagar, conhecer outras realidades; a partir dessas respostas, pode-se conseguir formular novas ideias sobre determinados assuntos ou, aprimorar assuntos já existentes. É através disso que se nota como a pesquisa, na formação do professor, é importante para seu bom desempenho em sala de aula. Pois, segundo Pavanello (2003), o professor deve ter a sua disposição um conhecimento abrangente, que faça com que ele não se limite a conteúdos e sim, observe que é mais importante ter um conhecimento diferenciado desses conteúdos. A pesquisa, na sua formação é uma forma de mostrar, para os futuros professores, como é importante buscar novos conhecimentos, pois é preciso ser inovador, ser criativo, perante alunos que estão sempre curiosos frente a novos conteúdos.
Portanto a pesquisa precisa estar presente na sala de aula, no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno, pois ao desenvolver uma pesquisa sobre as determinantes da prática (metodologias, avaliações, conteúdos, processo de ensino-aprendizagem, contexto escolar, focos de problemas, etc.) o professor tem acesso a conhecimentos e habilidades que o ajudarão a compreender o porquê daquela ação, se a mesma está em consonância com os pressupostos legais, metodológicos, e se constituem ações significativas, estimulantes e desafiadoras para os alunos.
E para desenvolver uma ação educativa realmente significativa é necessário ao professor utilizar todos os recursos disponíveis para a efetivação da aprendizagem. Os recursos didáticos que serão apresentados nessa pesquisa serão de suma importância para beneficiar o processo de ensino aprendizagem, são eles: Pesquisa Bibliográfica sobre teóricos; Contribuição do Material Dourado para o processo de ensino aprendizagem e Confecção de um Ecobrinquedo.
É importante que o professor se aproprie dos