material de construção mecânica
Sólidos cristalinos são substâncias que pode ser considerada cristalina quando os átomos ou moléculas que a constitui estão dispostos segundo uma rede tridimensional bem definida e que é repetida por milhões de vezes. (Ordem de longo alcance)
Já os sólidos amorfos ou não-cristalinos em geral, não apresentam regularidade na distribuição dos átomos.
2. Quais são as estruturas cristalinas mais comuns encontradas nos materiais metálicos?
Três são as estruturas cristalinas mais comuns em metais: Cúbica de corpo centrado (CCC), cúbica de face centrada (CFC) e hexagonal compacta (HC).
3. O que você entende como “fator de empacotamento atômico” e de que depende?
O fator de empacotamento atômico (ou FEA) é um índice que varia de zero a um e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida. Tem como objetivo informar quantos átomos pode ser organizado numa estrutura cristalina e determinar a qualidade no empilhamento. Com outras palavras ele mede a fração de espaço da rede que é efetivamente ocupado pelos átomos. Isto porque a forma como os átomos estão arranjados (o tipo de estrutura cristalina) pode ocupar mais eficientemente ou não o espaço. Este fator é definido como a razão entre o espaço ocupado pelos átomos em uma célula unitária e o volume da célula cristalina. Neste caso, os átomos são representados por esferas sólidas que se tocam para construir a rede.
4. A. O cromo tem estrutura cúbica de corpo centrado (CCC) e raio atômico de 0,1249nm a temperatura ambiente. Calcule o parâmetro de rede e o fator de empacotamento atômico para o cromo nestas condições.
R=0,1249NM3 VCC=2a3 ACCC=4R/√3 VCC=0,047NM3
FEA= 2 X 4/3 X ¶ x R x nm3 FEA = 2 X 4/3 X ¶X(0,1249NM3)