Material de apoio
OBJETIVO
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. EQUIPAMENTO PARA O ENSAIO DE TRAÇÃO
3. CORPO DE PROVA
4. DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS
4.1. Módulo de elasticidade
4.2. Limite de escoamento
5. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
6. RESULTADOS
7. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA
OBJETIVO
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
Um dos ensaios mecânicos mais comuns utilizados é o ensaio de tração. Este ensaio consiste na aplicação de uma carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova de seção uniforme até sua ruptura. O ensaio de tração pode ser empregado para caracterizar várias propriedades mecânicas dos materiais que são importantes em projetos. Dentre as principais destacam-se: Módulo de Elasticidade (, Limite de Escoamento
No ensaio de tração, registra-se a deformação do material em função da carga aplicada, e o resultado obtido geralmente é uma curva tensão versus deformação . Onde o eixo vertical apresenta a carga no momento do ensaio dividida pela área da seção transversal inicial do corpo de prova e o eixo horizontal apresenta sua deformação, que é definida pela razão entre a variação de comprimento e o comprimento inicial do corpo de prova. Os valores obtidos são chamados de tensão e deformação convencionais (ou de engenharia). Isso se deve ao fato de que, como o comprimento e a área da seção transversal do material varia em relação à aplicação da carga, os valores de tensão reais deveriam ser expressos pela razão da carga e da área da seção em cada instante do ensaio, mas pela dificuldade em se obter a seção em cada ponto do ensaio, utiliza-se os valores convencionais, que para efeitos de projeto, são plenamente satisfatórios. A figura 1 apresenta um exemplo de gráfico tensão-deformação.
Figura . Exemplo de diagrama tensão-deformação
Na curva mostrada na figura 1 observam-se quatro regiões de comportamentos distintos, e cada região caracteriza um determinado tipo de deformação sofrida pelo corpo de prova durante a execução do ensaio.