Material das ferramentas de corte utilizadas no processo de torneamento
Para a escolha do material a ser utilizado no fabrico das ferramentas tem de se ter em consideração as características que esse material terá apresentar. No caso das ferramentas de corte utilizadas no processo de torneamento (ferros) o material escolhido deverá apresentar as seguintes propriedades: * Elevada resistência ao desgaste; * Elevada tenacidade; * Baixo coeficiente de atrito; * Elevada dureza a frio e a quente; * Baixo coeficiente de dilatação
No entanto na escolha do material da ferramenta também se deve ter em consideração o tipo de peça a maquinar, tendo em conta as suas características:
* Dureza do material a maquinar; * Quantidade de material a ser removido; * Precisão e qualidade do acabamento pretendidas; * Tipo e quantidade de operações a ser realizadas.
Tipos de materiais mais utilizados: * Aços Rápidos
Este tipo de material é bastante utilizado no fabrico de ferramentas de corte devido ao seu baixo desgaste aumentando desta forma o seu tempo útil de vida, e pelo facto de manter as suas características mesmo a altas temperaturas (até cerca de 600°C) permitindo desta forma trabalhar a velocidades mais elevadas. Outro factor que torna este material viável é o seu preço baixo.
* Ligas de cobalto fundido
Este tipo de material apresenta maior resistência a altas temperaturas do que os aços rápidos e é menos propício a fracturas do que os carbonetos.
* Carbonetos
Obtêm-se melhores acabamentos (mais “finos”) com este tipo de material, apresenta também uma grade resistência ao desgaste e uma grande dureza mesmo a temperaturas elevadas (1000°C).
* Cerâmicos
Este material apresenta uma grande resistência a altas temperaturas permitindo trabalhar a elevadas velocidades e uma grade resistência ao desgaste. No entanto é bastante quebradiço o que provoca quebra do material.
* Diamante
O diamante é sem dúvida do