Material da p8
Dona Fátima trabalha há três anos, como autônoma, para uma empresa de confecção, costurando uniformes de serviços. Ela tem em sua casa uma máquina de costura doméstica. A empresa da qual ela comprou a máquina oferece aos seus fregueses treinamentos gratuitos sobre operação e manutenção de seus equipamentos. Porém, Dona Fátima nunca encontrou tempo suficiente para participar dos treinamentos. No começo de sua atividade ela produzia quinze uniformes por mês, pois a máquina parava, no mínimo, um dia por semana, para conserto. Com isso ela interrompia a produção e atrasava na entrega. Insatisfeita com o que estava acontecendo, decidiu fazer o treinamento, quando aprendeu a operar corretamente o equipamento e a fazer a manutenção. De tempo em tempo, seguindo as instruções do fabricante, Dona Fátima limpa, lubrifica, repõe agulhas e bobinas e, eventualmente, substitui a correia e a lâmpada. Agora ela costura quarenta e cinco a cinquenta peças por mês. Já está até pensando em comprar uma máquina de costura industrial e em contratar uma ajudante para aumentar a produção.
Se uma máquina de costura doméstica está sujeita a apresentar problemas quando não recebe manutenção adequada, imagine o que pode acontecer em uma instalação industrial com muitas máquinas.
Você utiliza ou utilizou máquinas em suas atividades profissionais? Já precisou fazer algum trabalho de manutenção parecido com o de Dona Fátima em máquina, ferramenta ou peça? Por qual motivo? Para conservar, adequar, restaurar ou somente por prevenção?
Observação: Toda produção utiliza-se de meios, alguns simples outros complexos, para executar suas atividades. Máquinas, instrumentos, ferramentas são alguns exemplos desses meios. Durante o processo de produção, os meios utilizados sofrem desgastes, enguiços, quebras, necessitando de reparos, consertos, trocas, conservação, etc. Por isso, toda atividade produtiva, seja ela industrial ou não, exige