Materiais
Notas de aula da disciplina Resistência dos Materiais ministrada pelo Prof. Paulo Cavalcante Ormonde ao curso de Engenharia Civil da Faculdade
Anhanguera de Jundiaí.
Jundiaí - SP 2009
Resistência dos Materiais
Paulo Cavalvante Ormonde
1
1 - Introdução
O curso de Resistência dos Materiais não é difícil como se costuma dizer entre os alunos das escolas de engenharia. Apenas apresenta novos conceitos que servirão de base para as matérias ditas “profissionalizantes” encontradas nos currículos. Digo sempre aos alunos que poucos são os conceitos que devemos aprender, mas muitos são os processos e aplicações derivados destes conceitos. Estes poucos conceitos, quando bem aprendidos, permite ao aluno a resolução de diversos problemas para as mais diversas aplicações, fazendo da Resistência dos Materiais uma disciplina de singular importância para a formação profissional do aluno dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia.
“Os conceitos progridem, enriquecendo-se. Os processos nascem e morrem.”
Octávio Gaspar Ricardo (1977).
Podemos dizer, de forma simplificada, que a resistência dos materiais é o estudo aplicado da mecânica dos corpos deformáveis, onde o projeto de uma dada estrutura implica na determinação das tensões e deformações. Digo estudo aplicado, por que é o engenheiro que assume a
responsabilidade sobre o funcionamento de uma peça, durabilidade de uma máquina, a segurança de uma ponte ou edifício. Digo estudo aplicado, em função das simplificações dos seus modelos, construídos para prevenir a ruptura das estruturas.
1.1 – Objetivos
• • • • Fornecer ao estudante os meios que o possibilitem analisar e projetar as estruturas; Exposição dos principais conceitos utilizados nas diversas aplicações da engenharia civil; Aprendizado participativo; Desenvolver no estudante as habilidades de análise exigidas nas demais disciplinas, principalmente nas de dimensionamento de estruturas.
1.2 –