materiais
Também tem muitos monumentos históricos: Museu Machado de Castro, Sé Nova, Sé Velha, Igreja de Santo António dos Olivais, Igreja de Santa Cruz, Mosteiro de Santa Clara- a – Velha e o Mosteiro de Santa Clara onde está sepultada a Rainha Santa Isabel.
Tem uma rua que lhe chamam Quebra – Costas, tem o Arco –de- Almedina onde está exposta a figura de uma Senhora a quem chamam Coimbra.
Coimbra tem ainda a Quinta das Lágrimas que tem a história de Pedro e Inês, tem lá a Fonte dos Amores.
Tem o Portugal dos Pequenitos, a Praça da Canção, o Penedo da Saudade onde as pedras foram escritas pelos estudantes, tem residências dos estudantes às quais deram o nome de republicas , tem os arcos—do- Jardim , o Jardim Botânico com arvores e plantas lindas ,tem a praça da Republica e o lindo Jardim da Sereia .
Por Coimbra passa o rio Mondego ,tem a verdejante mata do choupal ,tem todos os anos a feira do Espirito Santo, tem o Convento do Carmelo onde viveu e faleceu a Irmã Lúcia ,o Seminário, tem o estádio Cidade de Coimbra e o Clube da Associação Académica ( Briosa ).
Houve nomes importantes que ficaram para sempre ligados a Coimbra como por exemplo: Dr.Bissaia Barreto, Dr.Daniel de Matos, Miguel Torga, Zeca Afonso, Álvaro Cunhal, Francisco Lúcas Pires, Dr. Elisio de Moura.
Ficaram na história de Coimbra as lavadeiras do Mondego que passavam os seus dias no rio a lavar roupa.
Também há a louça de Coimbra pintada a mão. O arroz doce branco é um dos doces típicos da Cidade de