materiais
1- Quais as principais diferenças entre materiais amorfos e materiais cristalinos?
2- Calcular a fração de lacunas (Nv/N) para o cobre na temperatura ambiente (293 K) e na temperatura de 1350 K. Assuma uma energia de ativação de 0,9 eV/átomo para as duas temperaturas.
Dados: A temperatura de fusão do cobre puro é 1356 K. k = 8,62 x 10-5eV/átomo. K
3- A presença de impurezas ou a adição de elementos de liga diminui o número de lacunas em um material metálico? Justifique sua resposta.
4- Por que a resistência dos cristais reais é muito menor (1/100 a 1/1000) do que a resistência calculada pela tensão teórica cisalhante máxima (cálculo de Frenkel - 1926)?
5- Sabendo-se que a deformação de cristais ocorre pelo escorregamento de planos de alta densidade e que as estruturas CFC e HC possuem o mesmo FEA de 0,74. Por que os metais HC são tipicamente mais frágeis que os CFC?
6- Quais são os defeitos cristalinos planares (de superfície) e como estes podem interagir com as discordâncias?
7- Porque a resistência mecânica não pode ser relacionada à energia de ligação química?
9- Quais as propriedades físicas dos materiais que podem ser relacionadas à energia de ligação química?
10- Como é que a deformação a frio afeta a resistência e a ductilidade de um material metálico? O que ocorre com as discordâncias no interior dos grãos?
11- Por que o aumento do teor de carbono tende a aumentar a resistência mecânica (limite de escoamento e resistência)? Quais os mecanismos de endurecimento operantes?
12) Calcular a o número de lacunas Nv por metro cúbico para o ferro a 850°C. A energia de ativação para formação de lacunas é de 1,08 eV/átomo. Massa atômica=55,85 g/mol e massa específica (ρ) = 7,65 g/cm3