Materiais
Materiais
de construção para uma habitação unifamiliar
Fundações, Vigas, Pilares e Lajes
Fundações
As fundações podem ser diretas ou indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apoia.
Fundações diretas: transferem as cargas para camadas de solo capazes de as suportar sem se deformarem exageradamente. Esta transmissão é feita através da base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de transferência das cargas. As fundações diretas podem ser subdivididas em rasas e profundas consoante as suas dimensões.
Fundações indiretas: transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta. As fundações indiretas são todas profundas devido às dimensões das peças estruturais.
•
Fundações diretas
Blocos e Alicerces: É utilizado quando há atuação de pequenas cargas. Podem ser de betão, alvenarias de tijolos comuns ou mesmo de pedra.
Sapatas: Ao contrario dos blocos, não trabalham apenas à compressão simples, mas também à flexão, neste caso devem ser executadas num material resistente à tração, como por exemplo betão armado.
Radiers: Atua como uma laje de betão armado sobre o solo, distribui cargas e serve de base para a construção de edificações não muito altas. É executado em betão armado.
Tubulões: Transfere cargas entre um pilar e uma camada do solo localizada a uma certa profundidade. Ana Catarina Silva
Nº 68222
09/12/2013
1
•
Fundações indiretas
Estacas: Transmitem as cargas atuantes na superfície a uma certa profundidade do solo.
São utilizadas em obras tanto de pequeno porte como de grande porte. A transição da carga do pilar às estacas é feita por blocos de fundação. As estacas podem ser de madeira, metálicas, de betão pré-moldado, etc.
Vigas e