materiais
O principio base deste processo consiste na utilização de um recipiente com um liquido de densidade intermediária, menor que a cassiterrite e maior que a maior parte das impurezas. Assim quando todo o material extraido é submerso nesse liquido, a cassiterite vai ao fundo e o resto do material que não interessa flutua.
Alguns minerais de cassiterite com uma composiçao complexa, á base de tungsténio, chumbo, antimónio, arsénio e bismuto tem muitas vezes que ser sujeitos a várias etapas de separação.
Tratamento do concentrado
O primeiro processo de tratamento do concentrado é chamado de Roasting, o objetivo deste processo é remover as impurezas mais prejudiciais. Em particular o enxofre, arsénio e o antimónio. Este processo é feito com aquecimento a altas temperaturas onde ocorre a oxidação-redução. A cassiterite nao se altera quando aquecida nem forma composto, a concentração de estanho é elevada 99%.
Outro processo é o que se chama de lavagem - Leaching, onde é usado normalmente ácido clorídrico . Este ácido dissolve os óxidos de ferro e outras impurezas a 105ºC, a concentração do ácido depende da quantidade de impurezas contidas no concentrado de estanho.Este metodo é utilizado para remover as impurezas que os metodos anteriores nao coneguiram (bismuto, cobre e o chumbo).
Por fim o último processo e tratamento dos concentrados de estanho é a fusão do mineral resultante da cassiterite. Processo denominado Smelting.
A quimica base deste mecanismo consiste na reduçao da cassiterite pelo carbono com base na equação:
SnO2(s) + C(s) = Sn(l) + CO2(g)
Resumindo, os produtos da fundiçao dos concentrados de estanho são o estanho bruto,escórias e cinzas.Quanto mais rico for o concentrado em