Materiais
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Disciplina: Hidráulica Experimental
Professora: Maria do Carmo Cézar
Período: 2012.01
Turma: B
RELATÓRIO 01
ORIFÍCIOS E BOCAIS
Alunos:
Artur
Daniella Tiemi Sasaki Okida
Dimitrios
Universidade de Brasília
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Disciplina: Hidráulica Experimental
Professora: Maria do Carmo Cézar
Período: 2012.01
Experimento 1 – Orifícios e Bocais
O experimento tem como objetivos a verificação prática do escoamento de água por orifícios e a determinação dos coeficientes de velocidade (cv) e de descarga (cd) de orifícios, bem como o comportamento dos jatos. Tem como objetivo ainda estudar tais características em bocais.
1- Resumo Teórico
O estudo de orifícios e bocais datam desde o século XVI com os experimentos de Evangelista Torricelli a respeito da velocidade dos jatos de água formados quando eram feitos aberturas em reservatórios de água. Os orifícios são aplicados para o controle e medida de vazão em recipientes, tanques e canalizações. Nas instalações de tratamento de água, frequentemente são empregados orifícios calibrados e ajustáveis, para medir vazões de soluções químicas. O nível da água é mantido constante por uma válvula de bóia. Define-se como orifício uma abertura de perímetro fechado, de forma geométrica definida, realizada na parede ou fundo de um reservatório ou na parede de um canal ou conduto em pressão, pela qual o líquido em repouso ou movimento escoa em virtude da energia potencial ou/e cinética que possui.
Quando a parede no contorno de um orifício não tem arestas afiladas, conforme a figura 1, o orifício é de parede grossa e permite que o jato, após passar pela seção contraída, tem espaço para se expandir e chegar a ocupar a totalidade da seção.
[pic] Figura 1 : Bocal