Materiais
→ Grupo I
Amostra I
Em um frasco de penicilina, colocamos uma pequena quantidade da amostra I. Adicionou ácido perclorico (HClO4) 3 mol/L, fechamos rapidamente o frasco de penicilina e ligamos ao tubo de ensaio que continha água de barita Ba(OH)2 e logo formou precipitado branco, confirmando a presença do ânion Carbonato.
Amostra II
Ao iniciar pegamos um tubo de ensaio e adicionamos 2 gotas de permanganato (KMnO4) 0,1 mol/L , 5 gotas de ácido nítrico (HnO3) 3 mol/L , 10 gotas de Cloreto de Bário (BaCl2) 5% e 2 ml de água destilada, logo agitamos. No frasco penicilina colocamos uma pequena quantidade da amostra II, em seguida adicionamos 10 gotas de H2SO4 e fechamos rapidamente o frasco de penicilina ligado ao tubo de ensaio já preparado, depois aquecemos em banho-maria. Com isso notamos uma aparência incolor no tubo, então foi confirmado a presença do ânion sulfito.
→ Grupo II
Amostra III
Em um tubo de ensaio adicionamos 5 gotas da amostra III, ácido clorídrico (HCl) 3 mol/L e 10 gotas de solução FeCl3. Logo observamos uma coloração vermelho-sangue sem precipitação, confirmando a presença do ânion sulfocianeto.
Amostra IV
Em um tubo de ensaio adicionamos uma pequena quantidade da amostra IV, ácido clorídrico (HCl) 3 mol/L, 0,5 ml de clorofórmio (CHCl3) e 2 gotas de hipoclorito de carbono (CCl4). Agitamos e observamos a presença de uma coloração amarela (fase orgânica), confirmando presença do ânion brometo.
→ Grupo III
Amostra V
No tubo de ensaio colocamos uma quantidade de amostra, adicionamos 15 de ácido nítrico (HNO3), 10 gotas de nitrato de amônia (NH4NO3) e molibdato de amônio em ácido nítrico . Centrifugamos e obtivemos um precipitado amarelo, confirmando a presença do ânion fosfato.
→ Grupo IV
Amostra VI
No inicio pegamos um tubo de ensaio, acrescentando uma pequena quantidade da amostra VI, 20 gotas de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) , logo agitamos o tubo e esfriamos em água corrente. Ao inclinar