Materiais e Técnicas
Curso Arquitetura e Urbanismo
Materiais e Técnicas de Construção III
Porto Alegre
2014
Forros x lajes Na hora de escolher entre forro ou laje você deve ter em mente o que você quer da sua obra. Obviamente apenas obras de um pavimento ou o último pavimento podem dispensar a laje (se tratando de estruturas de concreto) pois o forro não é feito para suportar cargas no segundo pavimento, apenas para vedação. Já a laje possui a função de suportar cargas no pavimento superior e também uma melhor vedação contra intempéries, acústica e temperatura.
A opção em usar forro ou laje está totalmente ligado ao problema que você precisa solucionar no projeto, se você tem problema de acústica, um forro poroso seria a resposta para o problema, se queremos dar mais sustentação ao segundo piso a solução seria uma laje pré-moldada. Cada problema é resolvido de uma maneira diferente e para entendermos melhor a solução para cada um, vamos estudar cada tipo de forro e laje.
Tipos de forro Forro de Gesso: Bastante utilizado em todo o mundo o forro de gesso é bastante versátil. É resistente ao fogo e contém níveis moderados para isolamentos térmicos e acústicos. Além disso, oferecem vários tipos de recortes e espessuras, agradando ao gosto de quem está reformando. Sua grande mobilidade ajuda na decoração com sâncas, desenhos e formas para compor o ambiente e ajudar nas iluminações.
Gesso Acartonado: Podem ser usados em áreas molhadas; há uma boa resistência ao fogo, removível quando a estrutura é aparente e permite detalhamento em seu layout.
Forro de Isopor:
Elegância e de fácil aplicação é mais utilizado em áreas industriais por sua estética mais comportada. Ajuda bastante no isolamento térmico e acústico.
Forros de madeira: Bastante comuns antes do forro de PVC são normalmente fabricado de pinus e são de instalação simples: as laminas vêm com um encaixe do tipo macho e fêmea que são fixados