Materiais E Tecnicas
Técnicas
Nuno Borges nº22
Técnicas e materiais de expressão Conhecer os materiais, o modo, como, onde e quando os utilizar, levam-nos ao dominio da gramática plástica, facilitanto a reflexão, o desenvolvimento do pensamento e das ideias na concretização de um desenho, pintura ou expressão em volume. Grafite
Caracteristicas tecnicas e espressivas
A grafite produz um traço monocromático e gamas de tons cinza podendo ser aplicada em vários tipo de suporte. Desenhar a grafite obriga a uma análise exaustiva do objecto. Os tons obtêm-se por justaposição ou cruzamento dos traços. Quanto mais fino e duro for o lápis, mais suave será o tom.
A mancha pode ser espressa por pontos ou traços justapostos ou sobrepostos, linhas mais ou menos espessas, ou por apontamentos de borracha sobre o sombreado, abrindo, assim, zonas de luz. Os trabalhos devem ser fixados, usando fixados apropriado para se manterem inalteráveis. A expressão de uma linha a grafite depende de quatro factores: grau de dureza do lápis, pressão exercida, velocidade gestual e suporte. Existem três processos simples de obter a sensação de tom num desenho a lápis de grafite: o tracejado cruzado, o sombreado e o esfumado. O sombreado obtém-se pelo movimento da mão ou do pulso.
Esfregar o tracejado com esfuminho ou dedo, suaviza o tom.
Carvão
Caracteristicas
técnicas e expressivas
O carvão é um material que produz um traço de qualidade, brando ou forte em expressão e flexibilidade, evidenciando força, timidez, fluência ou hesitação.
Porduz efeitos tonais prestando-se o grão do papel à construção de tonalidades.
A
linha e o traço
O carvão é um metirial espressivo respondendo bem aos movimentos gestuais a ás variações na pressão. Esras caracteristicas possibilitam a realização de desenhos com variedade de traçados.
Manchas
e dégradés
O carvão utilizado para o desenho da linha como da mancha adapta-se a trabalhos de grandes dimensões, a desenhos preliminares de grandes projectos, de