Materiais e métodos Vidrarias
A execução de qualquer tarefa num laboratório de química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
SUPORTE UNIVERSAL
É composto por uma placa de ferro, e uma barra de ferro onde se colocam garras, prendedores e argolas para segurar os equipamentos. Utilizado em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc. Serve também para sustentar peças em geral.
Fonte: www.prolab.com
Acessado: 17/11/2013
BALÃO DE FUNDO CHATO
O balão de fundo chato destina-se a destilações químicas e seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo, podendo ser apoiado sob superfícies planas.
Fonte: www.phoxlab.com
Acessado: 17/11/2013
ERLENMEYERÉ um frasco em balão, usado como recipiente no laboratório, inventado pelo químico alemão Emil Erlenmeyer
Fonte: www.cap-lab.com.br Acessado: 17/11/2013
Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente, é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções, cultivo de organismos e tecidos e predominantemente usado em titulações. Sua parede em forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora.
Apresenta variações de tamanhos de bocas, tampas de vidro esmerilhado e plástico estrias em suas paredes para melhor homogeneização de soluções.
Béquer
O béquer, copo de precipitação ou beaker é um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior. Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para