Materiais Tropicais
CURSO DE EDIFICAÇÕES - 51ED116N
DICIPLINA: ESTUDO DOS SOLOS
ORIENTADOR: JOÃO THOMAS
ASPECTOS TÉCNICOS DE UM PLANO GERENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE
PAVIMENTOS DE BAIXO CUSTO COM SOLOS TROPICAIS
POR
LUIZ SAMIR BEZERRA GONZAGA
MAIO/2013
O Brasil é um país muito rico em se tratando de materiais tropicais, porém na área administrativa, fica muito aquém do esperado. Há sempre um interesse pessoal no lugar do coletivo. Observando-se pouco ou quase nada sobre política de reestruturação da malha viária nacional, onde transitam grande parte de nossos recursos naturais (riquezas), é de fundamental importância para uma nação que almeja o seu desenvolvimento econômico, trata com atenção e responsabilidade suas rodovias.
Devido ao alto custo dos materiais tradicionais utilizados para a construção de novas vias e a não manutenção de nossa malha rodoviária, aliada aos poucos recursos, houve uma grande necessidade de buscar outras soluções mais viáveis economicamente e que atendesse essa demanda de novas vias de circulação.
A solução encontrada foi o uso de solos lateríticos como base de pavimento, embora não utilizada antes, o seu resultado foi satisfatório e muito além do esperado, objetivando vários questionamentos sobre o seu desempenho.
A conclusão mais provável que os técnicos envolvidos chegaram, foi que em sua composição encontra-se argila, um “cimento natural” que faz essa união entre as partículas maiores e inertes, agregadas as características ambientais que se encontram. O que observamos nesses pavimentos é que ocorrem deformações, porém essas alterações ocorrem nos revestimento de cobertura, não evoluem, mas permanecem estáveis ao decorre do tempo, ao contrario dos materiais tradicionais que tendem a se agravar e expandir suas deformações
Sem sombra de duvida é de grande redução de custo econômico, como de gasto com transporte, já que encontram-se abundantemente as margens de nossas vias, a utilização