Materiais sustentaveis
A tecnologia dos materiais sustentáveis procura técnicas específicas, tecnologias limpas e materiais apropriados de modo a estimular uma atitude social e ecologicamente correcta.
Para o planeamento e desenvolvimento de um material é necessário estudar todo o seu ciclo de vida desde a matéria-prima até ao produto final tendo uma preocupação aos vários factores de impacto ambiental.
A avaliação do ciclo de vida dos materiais, concretiza-se combinando o económico com os interesses ecológicos, ou seja, menos matérias-primas, energia, detritos, embalagens e mais reciclagem, diminui custos de produção, aumenta o lucro e influencia positivamente a balança ecológica.
Para os produtos sustentáveis, sempre que possível, deve-se optar por energias renováveis.
Os materiais utilizados devem estar o mais próximo possível de seu estado natural para que sejam facilmente recuperados. Materiais compostos são de difícil recuperação e reciclagem, pois muitas vezes não é possível a segregação dos componentes originais.
Habitação P.
Alguns tipos de arquitectura são universais, encontrando-se em civilizações muito diversas. É assim que há 6.000 anos, já no Neolítico, a forma rectangular de habitação é a mais comum. O homem já está a polir a pedra, a dedicar-se à agricultura e à domesticação de animais. Usa o barro para utensílios e também na construção. As paredes das casas são feitas de argila, aplicada sobre uma estrutura de madeira. São casas de um só compartimento tendo, por vezes, um alpendre. Em alguns locais a estrutura de madeira não leva revestimento de barro, mas são sempre cobertas de colmo com tecto de duas águas.
O homem do Neolítico que vivia em terrenos pantanosos, junto de rios ou lagos,construia as habitações sobre plataformas de madeira suportadas por estacas - palafitas-. Normalmente estas habitações estavam ligadas a terra firme por um passadiço. Eram de madeira e estavam cobertas de material vegetal, sendo uma