Materiais sinteticos na construção civil
O presente trabalho trata-se de um relatório cujo objetivo é apresentar de forma sucinta informações sobre aspectos mais gerais dos materiais sintéticos e seu uso na construção civil, desde seus primeiros usos até seus principais usos atuais, propriedades e classificações. Como também busca falar de forma geral sobre as especificidades de cada um deles.
Inicialmente, o trabalho aborda as principais características comuns a todos os materiais sintéticos. A partir da classificação adotada pelas fontes pesquisadas o trabalho foi ainda dividido em três outros tópicos, os quais são os principais tipos de material sintético, os plásticos, as borrachas e as tintas e vernizes.
Em cada tópico é abordado tanto às características gerais dos principais polímeros utilizados na construção civil, como também é detalhado os principais materiais e suas especificidades de um modo generalista, já que o objetivo do trabalho é conhecer os materiais e saber quais são seus usos.
As informações aqui apresentadas são resultantes de pesquisas realizadas no acervo de livros da Biblioteca Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre concreto armado. Como também, por consultas em sites da internet.
2 MATERIAIS SINTÉTICOS
2.1 HISTÓRICO
Os materiais sintéticos, também conhecidos por polímeros sintéticos, são substâncias cuja principal característica são suas grandes cadeias de moléculas. Os polímeros são constituintes básicos de diversas substâncias como os polissacarídeos, os ácidos nucléicos, as proteínas, a borracha natural e a celulose, estando presentes na natureza mesmo antes da existência do homem.
Porém, a partir de meados do século XIX, o homem desenvolveu pesquisas em laboratório em que descobriu a possibilidade de se obter materiais com características semelhantes aos encontrados na natureza, mas que seriam industrialmente controlados, criando os materiais sintéticos.
Por definição, materiais sintéticos são