MATERIAIS SIDERURGICOS PDF
MATERIAS
SIDERÚRGICOS
Curso: Técnico em Edificações
Comp. Curricular: Materiais de Construção II
Alunos: João Otávio Machado D’Ávila
Escola Técnica Estadual Parobé
Escola Técnica Estadual Parobé
Introdução
Pra começarmos, você já se perguntou qual a diferença entre siderúrgica e metalúrgica?
Esse trabalho vai esclarecer essa dúvida e muitas mais, tais como, conceito de siderurgia, processo de fabricação, divisão dos materiais siderúrgicos, principais famílias, exemplos de materiais e aplicação na construção civil.
Siderúrgica e Metalúrgica
Ambas são indústrias que produzem metal - a diferença é o tipo de metal produzido por elas. A metalúrgica atua num campo mais amplo, produzindo vários tipos de metais: alumínio, cobre, titânio e ferro, por exemplo. Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro "purificado".
Conceito de Siderurgia
A Siderurgia é o ramo da Metalurgia que se dedica ao processo de fabricação do aço e seu tratamento, ou seja, é o conjunto de processos físicos e químicos que levam à obtenção do aço.
O aço é um dos dois tipos de liga metálica baseado no elemento químico ferro, o outro é o ferro-fundido. A diferença entre eles está no seu teor de carbono em sua composição, as ligas de ferro e carbono com mais de 2% são considerados ferro-fundido. Porém os ferros-fundidos e os aços têm propriedades diferentes, como por exemplo: os ferrosfundidos são mais duros e frágeis e os aços são mais maleáveis e resistentes; e por isso, o aço é a liga metálica mais utilizada pelo homem, pela sua grande versatilidade e baixo custo facilitando a sua utilização em diversas aplicações.
De outra forma, podemos explicar que os aços são ligas de ferro com pequenos teores de carbono, podendo conter outros elementos adicionados, propositalmente, para alterar as propriedades do aço. Estes elementos adicionais são chamados de