Materiais químicos
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – UNUCET
QUÍMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Propriedades Físicas e Mudança de Estado Físico Das Substâncias
ANÁPOLIS, 12 DE ABRIL DE 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG
Unidade Universitária De Ciências Exatas E Tecnológicas – Unucet
Química Geral
Curso: Engenharia Civil
Propriedades Físicas e Mudança de Estado Físico Das Substâncias
ALUNOS: Marcus Vinícius C. Sereno Matheus Motta Rafael Araújo
Anápolis, 12 de abril de 2012
Introdução
Ao realizar um experimento é importante saber identificar e reconhecer os diferentes materiais que participam de uma transformação. Esses materiais podem apresentar um aspecto uniforme em toda sua extensão e propriedades constantes ou não.
Uma substância pode ser identificada por um conjunto de propriedades classificadas como: extensivas e intensivas. As propriedades extensivas são aquelas que dependem da quantidade de matéria presente na amostra. As propriedades intensivas são aquelas que independem da quantidade de matéria e sim da natureza da susbtância. Por isso são muitas vezes chamadas de propriedades características de uma substância, utilizadas frequentemente na determinação do grau de pureza. Algumas dessas propriedades estão listadas a seguir: ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.
Objetivo
O objetivo deste experimento é estudar as propriedades físicas das substâncias, bem como as transformações de estado físico e aprender as técnicas de caracterização de substâncias químicas.
Materiais e Métodos
Para a realização do experimento utilizamos os materiais listados a seguir: * Tubo capilar * Chapa elétrica * Cápsula de porcelan * Béquer de 150 mL * Densímetros * Termômetro de mercúrio * Suporte universal com garras * Funil simples * Balança analítica * Proveta de 250 mL
Para a realização do experimento utilizamos as