Materiais polimericos
MATERIAIS POLIMÉRICOS I
1-
a) Forças intramoleculares, são forças de ligações fortes, como iônica, coordenada, metálica ou covalente, sendo a covalente a mais comum em polímeros. As ligações intramoleculares determinam o arranjo e estrutura química, influenciando em sua rigidez e estabilidade. Um exemplo é a ligação dupla entre C e O, presente nos grupos laterais do Poliéster. Forças intermoleculares são ligações fracas, podendo ser de Van der Waals, forças de dispersão ou pontes de hidrogênio. Elas determinam a maioria das propriedades físico-químicas do polímero. Um exemplo é a ponte de hidrogênio entre a carbonila (C-O) e o grupo N-H, presentes na poliamida.
b) Cadeias lineares são compostas apenas de uma cadeia principal, por exemplo o polietileno de alta densidade. Cadeias cruzadas estão ligadas entre si por segmentos de cadeia unidos por ligações covalentes fortes, por exemplo a borracha vulcanizada.
c) Copolímero em bloco apresenta uma sequencia de um mero se alternando com outra sequencia de outro mero. Por exemplo borracha termoplástica tribloco de estireno e butadieno. Copolímero grafitizado é a ligação covalente de uma cadeia polimérica a outra cadeia. Por exemplo Acrilonitrila-Butadieno-Estireno.
d) Polímeros de adição não tem perda de massa durante a formação, Por exemplo o Polipropileno. Polímeros de condensação se originam com a reação de dois grupos e com a liberação de moléculas de baixo peso molecular. Por exemplo o náilon 6,6.
e) Polímeros de cadeia carbônica têm em suas cadeias principais, átomos de carbono. Podem ser Polioleofinas (PP, TPX), Polímeros de dienos (BR, Neoprene), Polímeros estirênicos (SAN, ABS), Polímeros clorados (PVC, PVDC), Polímeros fluorados (PTFE, PHFP), Polímeros acrílicos (PMMA), Polivinil ésteres (PVA, PVAl) ou Poli(fenol-formaldeído) (resina baquelite).
Polímeros de cadeia heterogênea possuem alem de carbono outro átomo na cadeia principal. Podem ser