materiais odontologicos
FORÇAS
Tensão: É a reação interna de um corpo, igual em intensidade e com direção contrária a força externa aplicada. Tração, contração, cisalhamento, torção, deflexão... entre outras.
Resistencia: Mede a tensão necessária para causar fratura ou deformação plástica de um material. D.E. (deformação elástica) D.P. (deformação plástica)
GRAFICOOO
Módulo de Elasticidade: a relação entre tensão e deformação no intervalo de tensões que vai até o limite de proporcionalidade
Limite de proporcionalidade (P): a maior tensão que um material suporta sem desvios da proporcionalidade linear da tensão e deformação.
Limite elástico: é o máximo de tensão suportada pelo material sem deformação permanente.
Flexibilidade: É a deformação experimentada por um material no seu limite proporcional, por ação de pequenas tensões.
Resiliencia: É a resistência de um material a deformação permanente. A dentina é muito resiliente, quando não suporta mais, fratura.
Fadiga: Fadiga é uma injúria, fratura, progressiva sob cargas repetidas.
Tenacidade: É a quantidade de energia necessária para fraturar um material. Constitui uma medida de resistência a fratura.
Friabilidade: Incapacidade relativa do material de suportar deformação plástica antes da fratura. Fratura muito próximo de seu limite de proporcionalidade.
Ductibilidade: É a capacidade de um material suportar uma tensão de tração sem deformação permanente (deformação plástica). ALTO GRAU DE TRAÇÃO INDICA BOA DUCTIBILIDADE.
Maleabilidade: É a capacidade de um material suportar uma tensão de COMPRESSÃO sem deformação permanente (Deformação plástica). ALTO GRAU DE COMPRESSÃO INDICA BOA MALEABILIDADE.
Dureza: Resistencia a edentação ou penetração permanente na superfície. Testes de dureza: Brinell, knoop, vickers, rockwell, barcol, Shore A.
PROPRIEDADES REALÓGICAS – escoamento da material
VISCOSIDADE: é a medida da consistência de um fluido e sua capacidade de escoamento.
Um