Materiais no universo
NO UNIVERSO
Elementos químicos encontrados no universo.
Elementos químicos do
Univeso
• Hoje sabemos aproximadamente a abundância de elementos químicos no Universo, esse valor mede a abundância ou escassez dos elementos.
A abundância é uma relação de massa ou uma relação de moléculas presentes em um meio dado em relação a outros elementos. A maioria das abundâncias expressas são as proporções em massa. •Por exemplo, a abundância de massa de oxigénio na água é de cerca de 89 %, que é a fracção da massa de água, que é composta de oxigénio. No universo observável, a abundância massiva do hidrogénio é de 74 %. As análises do céu pelo satélite WMAP, indicam que o universo é antigo de
13,8 bilhões de anos (com uma precisão de 1%) , é composto de 73 % de energia escura, 23% matéria escura fria, e apenas 4 % de átomos (elementos químicos).
Os elementos constituem a matéria bariônica normal, feita de prótons, nêutrons e elétrons, embora, por vezes, em algumas regiões do Universo, como estrelas de nêutrons, a materia é em forma de íons.
No próximo gráfico, o hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, seguido de hélio, oxigênio, carbono, neônio, nitrogênio, magnésio, ...
A abundância de hélio e de hidrogénio, isto é, os dois elementos mais leves, com números atómicos 1 e 2 dominam os outros elementos que são escassos em relação a eles. Estes dois elementos foram produzidos pouco após o Big Bang, durante a nucleossíntese primordial. Todos os outros elementos, mais pesados, foram produzidos muito mais tarde, nas estrelas durante a nucleossíntese estelar.
Embora o hidrogênio e o hélio compõem respectivamente ≈92 e ≈7% da matéria bariônica no universo, os outros elementos, isto é, o 1% restante constitui massas consideráveis que permitiram a surgimento da vida.
Abundância de elementos químicos. Composição de Estrelas
Uma estrela nasce da aglomeração de matéria dispersa pelo espaço. Estrelas de primeira geração são constituídas de hidrogênio (H) e