Materiais Magnéticos e Aplicações
Trabalho de Eletricidade e Magnetismo
Materiais Magnéticos e Aplicações
Abraão Rosado Cantídio de Medeiros Nascimento
2012.2
Introdução
O estudo e a compreensão do magnetismo são de suma importância para a sociedade tecnológica contemporânea. Sua compreensão nos permite criar equipamentos e máquinas com efeitos impressionantes, desde transformadores que são equipamentos simples e de certa forma rústicos, a trens de altíssima velocidade; ambas as máquinas citadas anteriormente utilizam esse conhecimento, a diferença principal se dá na complexidade entre eles e as mais diversas aplicações possíveis desse conhecimento.
O magnetismo “surgiu” na antiga cidade da Magnésia, ou Magníssia, uma unidade regional grega. Nessa cidade foram encontrados imas naturais que ficaram conhecidos como magnetos (fragmentos rústicos de ferro).
Esses imãs tinham a propriedade de atrair ferro desmagnetizado, sendo que esta propriedade era mais acentuada em certas regiões desse material denominada, depois, de polos. Descobriu-se então que, quando uma barra de ferro era colocada perto de um imã natural ela adquiria e retinha essa propriedade do imã natural e que, quando suspensa livremente em torno de um eixo vertical, ela alinhava com a direção norte-sul. Surgiram, então, os instrumentos de navegação.
Desde então os materiais magnéticos vêm sendo utilizados em grande volume aproveitando-se dessa característica desses materiais. Equipamentos como: transformadores, motores, geradores, alto-falantes, eletroímãs, etc., contém ferro, ou ligas de ferro, em suas estruturas, com o duplo propósito de aumentar a fluxo magnético e restringi-lo a uma região desejada.
Atualmente são realizadas inúmeras pesquisas para se obter um melhor aproveitamento dessas propriedades magnéticas. E é por esta razão que esta sendo realizado esse trabalho, que irá abranger não somente a classificação desses materiais, mas sim irá