Materiais de Máquinas
Materiais de máquinas construtivos
Camaçari (BA)
2014
Felipe Silva
Materiais de máquinas construtivos
Um trabalho apresentado ao curso de mecatrônica explicando alguns tipos de materiais de máquinas que são fundamentais na parte mecânica de equipamentos das máquinas de hoje.
Camaçari (BA)
2014
Ligas:
Ligas são materiais constituídos de dois ou mais elementos químicos, sendo pelo menos um desses elementos um metal. A formação dessas ligas se dá pelo aquecimento dos materiais, até que os mesmos se fundam e misturam-se, processo seguido de esfriamento e solidificação. Existem dois tipos de ligas metálicas: ferrosas e não ferrosas.
Ligas Ferrosas:
As ligas ferrosas tem o ferro como principal constituinte. Muito utilizada como material de construção em engenharia, a principal liga ferrosa é o aço.
Ligas Não-Ferrosa:
Ligas não ferrosa são ligas onde o ferro não é o principal constituinte. As ligas de cobre são as principais ligas não ferrosas existentes, destacando-se diversos materiais feitos utilizando o cobre em sua composição, como ouro 18 quilates, latão e bronze.
Polímeros:
Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta. Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termorrígidos (termofixos) e elastômeros (borrachas).
Termoplásticos: Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Podem ser fundidos diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.
Termorrígidos ou Termo fixo: São de