Materiais de laboratório e biossegurança
A biossegurança é um conjunto de estudos, técnicas e procedimentos que visam prevenir ou controlar os riscos e as consequências da manipulação biológica e da atividade científica. As normas de biossegurança no laboratório de microbiologia são então, as medidas necessárias para a manipulação adequada de agentes biológicos (microbiológicos), químicos e físicos para prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, o ambiente e os experimentos, além da organização, higiene e limpeza que deve ser seguida com todo o laboratório, incluindo equipamentos e materiais. Os equipamentos e materiais são um conjunto de objetos ou instalações, necessários para o exercício de práticas no laboratório, além de ajudar nos processos de composição, desenvolvimento e conclusão das análises.
Materiais de laboratório e biossegurança
Uso de luvas.
O uso de luvas é necessário nos serviços de atenção à saúde sexual e reprodutiva em situações em que haja risco de contato entre as mãos do profissional de saúde ou de outros profissionais com secreções e excreções orgânicas, incluindo, por exemplo: exame da genitália, toque ginecológico bimanual e ferimentos.
-Luvas de procedimento: em procedimentos simples, não invasivos;
- Luvas esterilizadas: em procedimentos em que haja a certeza ou o risco de invasão do sistema vascular.
- Luvas de borracha grossa: para limpeza de material e ambiente.
As luvas são equipamentos de proteção descartáveis, não devendo ser lavadas e reutilizadas.
- Não devem tocar superfícies “limpas” (teclados de computador, telefones, etc.), e não devem ser usadas fora do laboratório.
- As luvas esterilizadas são indicadas para procedimentos invasivos ou quando haja necessidade que sejam estéreis.
- O tipo de luva deve ser determinado de acordo com o material a ser manipulado.
Uso de avental.
O principal intuito do avental é