Materiais de constução
Muito profissionais está cada vez mais estudando formas e tecnologia de melhorar o meio em que vivemos, um pais como o Brasil possui muitas diferenças climáticas, por ser dividido em 5regiões de climas diferentes. No sul com frio intenso no inverno, e calor extremo no verão tropical. Contudo as necessidades crescem tanto por um conforto ou economia de energia, as proteções em edificações através de isolamento térmico nas paredes e telhados devem ser cuidadosamente estudadas e executadas.
Nos telhados, o isolamento térmico podem ser feitos diretamente sobre as telhas, com diferentes tipos de posições de acordo com o processo construtivo usado. O EPS pode ser com placas de espessuras certas e adequadas para um ótimo isolamento térmico ou outra qualquer determinada pelo consumidor para facilitar seu manuseio e aplicação.
a) Telhado de telhas cerâmicas, tégulas ou ardósia
As placas de isopor são colocadas com juntas verticais sobre os caibros, Possivelmente com encaixes na horizontal que impeçam a penetração da água; Pregam-se as ripas sobre os caibros como mata-juntas e sobre elas as ripas de apoio das telhas.
b) Telhado de fibrocimento
As placas de EPS são colocadas em dimensões certas e adequadas, junto com as telhas, sobre as terças ou entre elas. Como apoio, usam-se fios de arame transversalmente são esticados às terças e fixados nelas. Por suas características físicas o isopor é de alta resistência mecânica e relacionada com baixo coeficiente de condutividade térmica (0,030 a 0,034 w/m ºC) e baixo índice de absorção de água, tornam o isopor o mais indicado para o c) Telhados já concluídos
Deve-se aplicar as placas sob as telhas, fixando-as sob os caibros e as ripas sendo pregadas como mata-juntas. Não havendo condições, pode-se isolar sobre o forro, seja ele de laje, gesso ou madeira. Sua fixação pode ser feita com álcool, adesivos ou água.
Casos em que a irradiação do sol poente chega a aquecer as paredes voltadas