Materiais de construção
As louças se tornam um material de alta resistência mecânica, têm granulometria fina e uniforme e sua superfície fica vidrada.
2) O método mais utilizado para a fabricação de louças é o processo de colagem onde é usada a suspenção chamada de “barbatina”, uma pasta fluida que é argila na forma liquida e silicato, coloca-se em moldes de gesso onde fica por certo tempo até que a água contida na suspenção seja absorvida pelo gesso, após esse processo há a secagem, para evitar tensões e defeitos nas peças elimina-se a água de forma lenta e gradual, em secadores intermitentes ou contínuos, em temperaturas variáveis entre 50ºC e 150ºC.
Depois da secagem obtém-se a queima conhecida como sinterização, os produtos adquirem suas propriedades finais. As peças, após a secagem, são submetidas a um tratamento térmico em temperaturas elevadas, que para a maioria dos produtos situa-se acima de 1250ºC e na segunda queima é de até 950ºC, em fornos contínuos ou intermitentes que operam em três fases:
- aquecimento do ambiente até a temperatura desejada;
- patamar durante certo tempo na temperatura especificada;
- resfriamento até temperaturas inferiores a 200ºC.
3) Os materiais cerâmicos são definidos por representarem uma classe de materiais de elevada dureza, alta fragilidade e resistentes a temperaturas elevadas, dentro da construção civil podemos contar com os tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, manilhas e vidros sendo cerâmicos, que por sua vez na fabricação os insumos são submetidos a altas temperaturas o que resulta em reações termoquímicas que produzem ligações atômicas no material.
4) O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza e distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolador, possui baixo índice de