materiais de construção
Agregados para a construção civil são materiais minerais granulares, sem forma nem volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de infraestrutura e edificações. Os agregados são as substancias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo.
1. Classificação
Os agregados podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.
1.1 - Quanto à origem
Agregados naturais: Materiais que são encontrados na natureza sob a forma de agregado. Ex: areias, pedregulhos ou seixos rolados
Agregados artificiais: Aqueles produzidos por algum processo industrial, ou seja, um trabalho de aperfeiçoamento afim de serem utilizados como agregado. Ex: pedras britadas, areias artificiais, argilas expandidas.
1.2 - Quanto à densidade: Leva em conta a massa especifica do agregado.
Agregado leve: pedra – pomes, argila expandida.
Agregado normal: basalto, granito.
Agregado pesado: barita, magnetita.
1.3 - Quanto ao tamanho do fragmento
Agregado miúdo Areia de origem natural ou resultante de britagem de rochas estáveis, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm. Características:
Massa específica real- massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e entre os grãos obtida através do frasco de Chapman. Quando não for determinada, será de 2,65 kg/dm³.
Massa específica aparente- peso da unidade de volume, inclui os vazios contidos entre os grãos.
Umidade e absorção- os agregados miúdos são entregues na obra úmidos, isto obriga a determinação periódica do teor de umidade. Isso irá influenciar na quantidade de água a ser empregada na confecção de argamassa e concreto.
Inchamento- depende da composição granulométrica e do grau de umidade. Fenômeno de variação do volume aparente, provocado pela absorção de água.
Filler- são os agregados mais finos constituídos por partículas minerais de dimensões inferiores a 0,075 mm(passa na peneira nº