materiais de construção
O estudo da resistência dos materiais envolve a determinação das forças atuantes sobre o corpo e o comportamento do material sobre o efeito do carregamento. O princípio da estática desempenha um papel relevante tanto no desenvolvimento como na aplicação da resistência dos materiais, logo é muito importante ter uma boa compreensão dos seus fundamentos.
Um corpo qualquer pode ser submetido a várias forças externas, ou seja, sofrer ação de inúmeros agentes externos. Estas forças podem assumir características distintas, conforme a natureza de sua aplicação. Quanto aos tipos de forças externas, podemos classificá-las como:
>Forças de superfície: ocorrem quando há o contato direto de um corpo com a superfície do outro. Em todos os casos essas forças são distribuídas pela área de contato entre os dois corpos.
> Força de corpo: ocorre quando um corpo exerce uma força sobre o outro sem contato físico direto entre eles. Um exemplo desta força é a gravidade, representada como uma única força concentrada chamada de peso do corpo, cuja resultante atua no centro de gravidade do corpo.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho inicialmente é encontrar as reações de apoios, para posteriormente classificá-las em hipostática, isostática e hiperestática. Em seguida calculamos as reações de apoio, desenvolvemos os cálculos das equações dos esforços internos e finalizamos com o desenho e analise dos diagramas de esforço normal ( D.E.N ), cortante ( D.E.C) e momento fletor ( D.M.F).
FORMULAÇÃO MATEMÁTICA
Exercício 1 ∑Fx = 0 ∑Fy = 0 ∑M1 =0
R1x = 0 2.5 + 5 – R1y = 0 - 2.5.(2,5) + M1 - 3 - 5.5 = 0 R1y = 15 KN M1 = 53 KN.m
Corte 1-2