MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
CURSO: ENGENHARIA CIVIL – NOTURNO
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – 2013.2
ALUNO: CARLA CAROLINE / LUCI BRITO
RELATÓRIO V
TRAÇO DE CONCRETO
Salvador – BA, 01 de Dezembro 2013.
RESUMO
Com a exigência do mercado em criar soluções mais rápidas e econômicas na área da construção civil, o que vem tornando os seus processos mais modernos.
É de fundamental importância que a indústria crie pesquisas com o objetivo de obter métodos mais eficazes de se construir.
Quando se trabalha com concreto, deve-se ter em mente as características dos materiais que o envolvem, pois eles podem influenciar na qualidade do mesmo. Desta forma, devem-se realizar ensaios de caracterização dos materiais. Estudo de dosagem onde a partir de misturas pré-estabelecidas, gera os traços.
O teor de aditivo acelerador de pega é determinado em percentuais da massa de cimento, sendo 4% a recomendação do fabricante.
A resistência é influenciada por diversos fatores dentre eles granulometria, teor de aditivos, características dos materiais que devem ser selecionados, antes de utilizados para realização do concreto com o FCK que se deseja obter.
O Adensamento e fator água/cimento e as idades. Também será relatado neste relatório.
OBJETIVO
A modernização da construção civil vem recebendo influência do aumento das técnicas de informação, através da difusão da industrialização e pela automação.
Todavia, existe muito mais para ser incorporada, de maneira especial com referência à eficiência, economia e a rapidez dos processos construtivos atuais. Para mudar a base produtiva na construção civil, para um padrão mais moderno como a pré-fabricação, envolveria a aplicação de um método industrial no processo construtivo da edificação.
A maneira mais eficaz de industrializar a construção civil é transportar o serviço do canteiro de obras para uma indústria moderna. A